Saiba Mais Sobre o Papel Alumínio

Como Utilizar o Papel Alumínio Corretamente?


A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) também refuta a ideia de que o uso doméstico possa causar problemas de saúde. Em sua página na internet, a ABAL disponibiliza uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Embalagem... - Veja mais aqui


A principal polêmica em relação ao uso de papel alumínio na cozinha está ligada à possível relação do metal com o Mal de Alzheimer. 

"Essa contenda é grande, uma discussão muito antiga. Ainda há quem questione, e não há uma prova definitiva."

O uso correto do papel alumínio na cozinha pode ser uma forma de reduzir o contato do metal com a comida, já que a parte brilhante adere menos ao alimento, porém  um neurologista diz que a melhor prevenção é procurar outras formas. Existem muitas outras formas de preparar os alimentos e deve evitar o uso o máximo que puder desse material. 


Modo Correto de usar o Papel Alumínio

O lado brilhante, mais liso, deve ficar do lado interno do cozimento, junto ao alimento, melhor dizendo em contato com o alimento. Por ser menos aderente, gruda menos na carne. Outra razão é que o lado brilhante é mais refletivo em relação às ondas de calor.
A Academia Brasileira de Neurologia libera a utilização do papel alumínio no preparo de alimentos. Afirma não existir nenhum estudo que prove que o consumo de pequenas quantidades de alumínio causa danos a saúde apesar, do posicionamentos de muito  médicos.
O papel alumínio tem um lado mais brilhante do que o outro. O brilho se dá em função de um polimento específico que diz ser para evitar que o alumínio entre em contato direto com o alimento e contamine-o. Por isso, o lado mais brilhante deve ficar do lado de dentro, em contato com o alimento.
Especialistas dizem que mesmo o lado brilhante quando entra em contato com o calor libera pelo menos 2% de alumínio, pequenas partículas e que esta pequena quantidade é prejudicial sim,  e pode ser bastante perigoso para saúde. Enquanto que outros dizem que é muito minima a quantidade de 2% e que não e prejudicial a saúde.





Malefícios do Papel Alumínio em nossos Organismo


A verdade mesmo é que o alumínio é altamente tóxico e é comprovadamente em estudos que é o responsável por complicações gerais no funcionamento do nosso organismo e um grande alavancador do Mal de Alzheimer, inclusive fomentando sua aparição precoce, entre outras doenças diz Ricardo Penna, escritor e consultor gastronômico
Excesso de alumínio no corpo afeta e enfraquece as células dos ossos, dificultando a absorção de cálcio, que fica se acumulando no sangue e atrapalha o funcionamento da paratireoide. Um baita efeito dominó. O alumínio também se deposita no cérebro e cientistas encontraram grandes quantidades do metal em autópsias de pacientes com Alzheimer, o que sugere uma relação entre o alumínio e a doença.
O corpo consegue processar pequenas quantidades de alumínio sem absorvê-lo até porque, consumimos esse metal em quase tudo, de queijo e chá a medicamentos antiácidos e desodorantes. O sulfato de alumínio é um dos químicos purificadores usados para tornar a água potável. Tudo isso pode ser consumido sem problemas. segundo A OMS considera que é seguro ingerir, por semana, 1 mg por quilo de peso do indivíduo. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg poderia ingerir 60 mg ao longo de sete dias. (poderia, mas será que deveria)

Impacto da acidez é tanto que o ideal é não embalar tomates ou cítricos em alumínio, mesmo que estejam frios. Outro fator importante é o tempo de cozimento: a liberação de alumínio cresce exponencialmente quanto mais longa a estadia no forno. Isso é especialmente preocupante porque, geralmente, o uso de papel alumínio é indicado em receitas que levam bastante tempo para assar, porque ele impede que a parte externa do alimento fique cozida mais rápido que o interior.
Além do papel, também costumamos usar panelas de alumínio na cozinha. A preocupação com elas é bem menor porque, na maioria dos casos, ela vem protegida por uma camada oxidada que limita a dissolução do alumínio na comida. Conforme esfregamos a panela, porém, essa proteção se desfaz. A recomendação, nesse caso, é ferver água várias vezes na panela até que o fundo fique fosco. Ela pode não ficar tão bonita mas, segundo uma pesquisa da USP, fica até 6 vezes mais segura contra a contaminação por alumínio. O melhor mesmo e substituir por panelas de vidro ou inox. Segundo um estudo realizado pela universidade do Paraná, as panelas de alumínio deixam resíduos de alumínio nos alimentos, sendo que estamos a falar de cerca de 700 a 1.400 partículas a mais do que o tolerável. 

Nem todo o mundo acredita nesta história. Embora não seja tão perigoso se usar com pouca frequência, existem diversos problemas e doenças que estão associados ao uso de alumínio – como é o caso do Alzheimer. Segundo algumas pesquisas, este metal causa inflamações no organismo, fica alojado no cérebro e afeta gravemente os pulmões através do seu vapor. Existem estudos que comprovam estas teorias e a maioria das pessoas afetadas, geralmente sofrem com o Alzheimer.

O Alumínio em nosso Organismo
* Pode levar à falta de memória;
* Pode causar problemas de equilíbrio;
* Pode causar problemas neurológicos;
* Pode debilitar os ossos, porque impede eles de receber o cálcio;
* Segundo alguns estudos clínicos, aumenta a probabilidade da pessoa desenvolver Alzheimer;
* Provoca fibrose pulmonar;
* Pode provocar problemas do foro respiratório.
Evite o uso de alumínio para embalar tomates, frutas cítricas ou especiarias, não use para grelhar ou para ir ao forno. Em substituição do papel de alumínio, utilize Papel Manteiga. O papel manteiga é antiaderente, não deixa que os alimentos fiquem colados, é muito resistente e oferece menos riscos à sua saúde.


"O problema é que o alumínio na cozinha pode estar levando muitas pessoas a adoecer. Então por que não evitar?"



"Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook O Melhor da Mesa e fique por dentro de varias matérias e receitas saudáveis."





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malefícios da Fumaça Liquida

Sugestão para Substituir a Fumaça Liquida.

Receita Caseira de Biomassa de Banana Verde, Sorvete e Iogurte