Diversos Tipos de Sal






Para comer e ficar bem satisfeita, é preciso cozinhar com amor e temperar os alimentos de forma que fiquem não só atraentes aos olhos, mas também saborosos ao paladar. uma comida bem temperada é mesmo de dar água na boca.
Um dos principais tempero para dar sabor aos pratos e o sal.
O cloreto de sódio, como é chamado cientificamente, é muito utilizado na culinária brasileira, também em vários outros países. Saber utilizá-lo corretamente na hora de temperar os alimentos é uma das dificuldades na cozinha para boa parte da população, sendo um dom primordial dos chefes de cozinha.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo sal em exagero pode causar sérios problemas à saúde, isso vem sendo um grande problema para a população, causando doença cardiovasculares, hipertensão, doenças renais, dentre outros problemas serio na saúde. Por isso, a dosagem recomendada do sal deve ser de 5 gramas por dia, sendo que a redução para 2 gramas seria melhor ainda, o que salvaria milhões de vidas.
Porem uma pesquisas da indústria brasileira mostram que nós brasileiros estamos bem longe da média de consumo indicado por especialistas. A ingestão diária de sal está em 15 gramas por dia, essa quantidade é considerada por especialistas altamente perigosa para a saúde humana.
O que muita gente não sabe é que existem vários tipos de sal que podem ser utilizados na culinária e em nosso dia a dia, e trazem inúmeros benefícios para a saúde,  As diferenças entre eles variam entre a quantidade de sódio e diferentes minerais, além das texturas e dos sabores que dão aos pratos.
Esse tempero não tem como faltar na culinária, pois é um dos melhores sabor na comida, porem  preparei  nesse artigo uma lista com os principais tipos usados na culinária e os benefícios que eles trazem para o nosso corpo, além de dicas de como  usá-los para temperar. Assim, ao ler o post até o final, você poderá aprender a limitar o consumo diário de sódio e melhorar a sua qualidade de vida e de sua família e também dicas de algumas mistura e preparação.

Sal Refinado
É aquele tempero muito utilizado em  nosso país e no mundo afora. Ele contém 40% de cloreto e 60% de sódio, sendo considerado altamente perigoso para a saúde,principalmente se adicionado em alimentos já prontos.
Por esse e outros motivos, foi recomendada pelo Ministério da Saúde a suplementação com iodo evitando assim uma epidemia da doenças relacionadas à tireoide,  hipertireoidismo, bócio, a maioria dos médicos recomenda  dosar religiosamente o consumo de alguns tipo de sal e evitar o excesso. 
Para quem não sabe, 1 grama de sal refinado equivale a 400 mg de sódio. Fique de olho.

Sal Grosso
sal marinho puro contém 84 elementos importantes para a saúde humana, que são eliminados durante o processo de industrialização para a produção do sal refinado que é prejudicial à saúde. O sal marinho também é conhecido como sal grosso.
O sal grosso ou marinho possui a mesma composição do sal refinado ou de cozinha (400 mg de sódio para cada grama) e é mais usado pela população, para o famoso churrasco de domingo, já que é conhecido por não ressecar os alimentos, justamente por não ter passado pelo processo de refinamento.
O sal grosso é tão perigoso quanto o sal comum e, por isso, deve ser consumido com precaução.
Porem durante o processo de fabricação, quando o sal do mar é “lavado” há perdas de algas microscópicas, que fixam o iodo natural no organismo, importante para a prevenção do bócio. Mas as perdas são grandes e não para por ai. O processo também elimina o enxofre, o magnésio, o cálcio e outros minerais e outro elementos. esse processo de lavagem feita a quente leva ao clareamento do produto, causando a perda da maior partes dos elementos essenciais do sal. Por isso o  iodo é adicionado no produto  em sua industrialização.
Depois de refinado ou empobrecido, o sal industrial é “enriquecido” com aditivos químicos mas eles não são naturais e são prejudiciais à saúde devido ao seu alto teor de sódio que favorece a hipertensão e retenção de líquidos, o que não acontece com o sal marinho.Tanto que as pessoas hipertensas podem usá-lo com moderação e com supervisão médica, uma vez que o seu teor de sódio é muito menor.
O consumo de sal refinado  veem se manifestados nas seguintes enfermidades: hipertensão arterial, edemas, pré-eclampsia ou eclampsia, arteriosclerose cerebral, aterosclerose, cálculos renais, cálculos na bexiga, cálculos biliares, hipoplasia da tiroide  ou disfunção da paratireoide,preste atenção na quantidade de sal consumida em sua alimentação, e se possível, tente experimentar algumas receita que utilize o sal do mar ou sal grosso. Aos poucos, mude seus hábitos para uma alimentação mais saudáveis.
Se você não quiser usá-lo grosso, triture-o no liquidificador e passe por uma peneira. Você vai perceber que o sabor de seus alimentos ficarão muito mais saborosos.




Sal Marinho!
Como o nome já diz, o sal marinho é obtido a partir da evaporação da água do mar. As suas características são de cristais maiores e meio irregulares, além de variar as cores, dependendo da região em que for encontrado, com nas versões branca, rosa, preto, cinza ou resultante de uma combinação de cores.


Sal Light

Confirmado por especialistas como uma excelente opção para prevenir a hipertensão, o sal light é saudável, já que possui quantidade equilibrada de sódio e potássio, indicado para o bom funcionamento do organismo.

Este tipo de sal é composto por 50% de sódio e 50% de potássio. O primeiro tem a função de evitar a retenção líquida, enquanto o segundo atua como um diurético. Consumindo as duas substâncias em quantidades iguais, alivia a retenção de líquidos e, portanto, evita o aumento da pressão arterial. Mesmo sendo saudável, nem todas as pessoa pode consumir o sal light, pessoas com doenças renais. O tempero pode acumular o potássio  nos rins, surgindo outras complicações como doenças cardíacas.


Sal Kala Namak
Este tipo de sal, é um tempero refinado da Índia e de origem vulcânica. Por isso, além de ter uma cor chamativa – meio cinza rosada – ele tem em sua fórmula a presença de compostos de enxofre, que dão um sabor forte e sulfuroso ao tempero, lembrando o gosto da gema de ovo 

Sal Negro
Além dos compostos de enxofre, o sal negro possui em sua composição o cloreto de sódio, ferro e o cloreto de potássio. A sua textura é crocante e super solúvel, sendo muito usado no preparo de receitas vegetarianas para massas, saladas e molhos.
Mas, o tempero também pode ser utilizado para dar sabor à carnes, peixes e aves, principalmente na finalização dos pratos. Um grama de sal negro equivale a 380 mg de sódio.


Sal Rosa do Himalaia

Este tipo de sal é procedente dos chamados “pés” do Himalaia, das montanhas onde já houve a presença do mar há milhares de anos, e é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos.

Como o nome já evidencia, a principal característica do sal rosa do Himalaia é a cor rosada. A coloração do tempero se deve à presença de mais de 80 minerais em sua composição, como o potássio, cálcio, ferro e magnésio. este tipo de sal é considerado mais saudável do que o sal de cozinha, além de ter sabor agradável e suave. Por isso, ele é muito utilizado para temperar carnes, saladas, peixes, aves e legumes.

Um grama de sal rosa do Himalaia possui 230 mg de sódio.


Sal Líquido

Este tipo de tempero é obtido através da dissolução de sal de alta pureza e sem aditivos em água mineral e, por isso, é encontrado sempre em forma de spray.  possui um sabor suave, podendo ser usado em qualquer tipo de alimento, sem modificar as suas características.
O sal líquido tem entre as suas vantagens a de permitir uma melhor distribuição do tempero  de acordo com o paladar de cada um, Além disso, ele possui menor quantidade de sódio do que o sal de cozinha.
0,1ml de sal líquido em spray equivale a 11mg de sódio. Não é ótimo?


Sal do Havaí

Este tipo de sal tem quase a mesma quantidade de sódio encontrada no sal de cozinha e, por isso, também deve ser consumido de forma moderada. A sua principal característica é a coloração vermelha, proveniente de uma argila havaiana chamada Alaea, que é muito rica em dióxido de ferro.
O tempero pode ser utilizado para preparar variadas receitas, como aves, saladas, grelhados e massas. Um grama de sal havaiano equivale a 390 mg de sódio.

Sal Temperado


Este tipo de sal é obtido a partir da mistura de sal grosso com ervas ou temperos para conferir maior e melhor sabor aos alimentos. Entre as ervas ou temperos estão o alecrim, manjericão, salsa, orégano, tomilho e sálvia.
Lembrando que esse sal deve ser usado em menor quantidade.


Receita
Ingrediente
* 1 x de sal grosso, bata no processador para refina-lo;
* 2 c/ de sopa de orégano seco;
* 2 c/ de sopa de tomilho seco;
* 2 c/ de sopa de manjericão seco;
* 2 c/ de sopa de alecrim seco;
* 2 c/ de sopa de salsinha seco;
* 1 c/ de chá opcional;
Junte tudo, misture muito bem e pronto pode usar e temperar seus pratos mais saborosos. 


Sal Kosher

Esse tipo de sal não é refinado e, por ser naturalmente mineral, costuma ser mais salgado do que o sal de cozinha refinado. O tempero tem esse nome por ser muito utilizado para preparar a chamada carne kosher, um alimento preparado de acordo com leis judaicas.
Entre as principais características do sal kosher está o formato irregular e maior do que o sal comum, já que ele não passou pelo processo de refinamento. Graças às suas propriedades naturais, ele é capaz de secar melhor o sangue das carnes e, devido ao seu sabor marcante, é um dos favoritos dos chefes nos restaurantes.

Sal Verde

Está entre os tipos de sal mais recomendados por nutricionistas, uma vez que é de origem vegetal e, por ser preparado de forma caseira, é bem mais nutritivo e contém menos sódio que os outros temperos. Para fazê-lo, basta selecionar algumas ervas e temperos que você tem na cozinha, como cebolinha, manjericão, salsinha, cebola, alho, sal marinho e azeite, e bater no liquidificador para começar a usá-lo na cozinha.

Receita
Ingrediente:
* 1 masso de salsinha fresco;
* 1 masso de cebolinha fresca;
* 1 cebola grande, picadinha;
* meio masso de manjericão;
* 10 dente de alho;
* 30 ml de azeite extra virgem ou óleo de coco;
* 1 kg de sal grosso;
(eu adiciono no meu sal verde o coentro).

Primeiro processe o sal grosso, depois de processado adicione todos os ingredientes e processe muito bem ate formar uma pasta, como essa da imagem. Esta pronto, guarde em vidro com tampa. Tempere seu feijão, seu legumes refogado e carnes!

Sal amargo (Sal Deepsom)
Esse tipo de sal é um dos mais famosos quando o assunto é efeitos benéficos para a saúde, inclusive para o emagrecimento. Também conhecido como sulfato de magnésio ou sal de magnésio, por conta de sua composição, na verdade, este nem é um sal propriamente dito. Trata-se de um mineral puro, composto de magnésio e sulfato, que na natureza pode ser encontrado naturalmente em fontes de água quente.
Esse sal é um dos mais famosos quando o assunto é efeitos benéficos para a saúde, inclusive para perder peso. conhecido também como sulfato de magnésio ou sal de magnésio, composição,essa que na verdade, este nem é um sal propriamente dito. Trata-se de um mineral puro, composto de magnésio e sulfato, que na natureza encontra-se geralmente em fontes de água quente.
Um dos seus benefícios estão o tratamento de prisão de ventre ou constipação, limpeza do organismo e eliminação de toxinas, alívio de toxinas e câimbras musculares, tratamento do estresse, esfoliação da pele, redução de hematomas, remoção de fragmentos da pele, suaviza  queimaduras  e irritações solares na pele, melhora da qualidade do sono, previne a diabetes, trata  bronquite, asma e dores de cabeça e combate alguns odores do corpo, como o chulé.
(em outro post mostrarei como limpar o sal grosso, e dele retirar a famosa flor de sal)
Gostou? Deixe seu comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malefícios da Fumaça Liquida

Sugestão para Substituir a Fumaça Liquida.

Receita Caseira de Biomassa de Banana Verde, Sorvete e Iogurte