Dores no Peito - Como Identificar se é Sintomas de Infarto.





A dor no peito nem sempre é sintoma de angina ou infarto, podendo estar relacionada com problemas respiratórios, excesso de gases, stresse, crises de ansiedade ou fadiga muscular, por exemplo.
Uma dor no peito não significa necessariamente um problema do coração. A maioria das pessoas que procura atendimento médico em serviços de emergência por conta de dor no peito não está tendo um ataque cardíaco, mas sim problemas menos graves, como dor muscular, refluxo ou crises de ansiedade. 

Excesso de Gases
Esta é uma das causa mais comum de dor na região do tórax e em todo peito não está relacionada com problemas no coração, surgindo diariamente em pessoas que sofrem com prisão de ventre. O gaz acumulado no intestino pode empurrar alguns órgãos abdominais e acabar criando uma dor que se irradia no peito e tórax.
         

Como Identificar a Dor no Peito Provocada por Gases: geralmente é uma dor com pontada aguda que desaparece, mas que surge repetidamente, principalmente ao dobrar sobre a barriga para pegar algo do chão, por exemplo; a respiração não chega ao final, pois é acompanhada de pontada




Uma boa estratégia consiste em fazer massagens na região do intestino para ajudar a empurrar os gases, fazer esforço pra arrotar mas também se pode fazer massagem entre o peito e maxilar, quando você massageia você sente que o roto esta querendo sair, movimente os braços pra cima e pra baixo para arrotar. outro exemplo e adotar uma posição que facilite a saída de gaz do peito.



Minha Historia com Dor no Peito







Ansiedade e Estresse




A ansiedade, assim como o excesso de estresse provocam um aumento da tensão muscular nas costelas, além de aumentar os batimentos cardíacos. Esta combinação provoca uma sensação de dor no peito, que pode surgir mesmo quando a pessoa não se sente estressada, acontecendo mais comummente em quem está frequentemente estressado ou sofre de síndrome do pânico e ansiedade.

Praticar Exercícios
Investir em,pelo menos, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para as emoções, um tempo para pensar nos problemas e encontrar estratégias para solucioná-los, diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.
Melhores exercícios e mais indicados são os aeróbicos, uma boa caminhada na rua , na praça ou na praia, andar de bicicleta, procure uma motivação para se tornar um habito, pode se matricular em uma  academia de ginástica para se sentir mais motivado em tornar esse hábito frequente. Só não é aconselhável qualquer tipo de exercícios de competição pois pode aumentar e agravar o estresse e ansiedade. Também, pode contar com os alimentos ricos em omega 3 como salmão, truta, sementes de chia, semente de linhaça , nozes, atum, e outros, são excelentes opções, porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.
Também é aconselhável  tomar chá de valeriana ou folhas de maracujá, chá de lavanda ou camomila, que quando ingeridos regularmente podem ajudar a ter uma noite de sono mais tranquilo. Pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, também pode ajudar a acalmar e dormir com mais facilidade.

Comer os Alimentos Certos
Aumentar o consumo de Banana, também é bom fazer uso de nozes e amendoim estes alimentos promovem o bem-estar físico auxiliando no alivio imediato da ansiedade e o estresse.

Como Identificar?
Normalmente os sintomas são acompanhado  de respiração rápida, excesso de transpiração, batimentos cardíacos acelerados, náuseas e, até, alterações no funcionamento do intestino.

Dor Muscular


As lesões musculares são muito comuns no dia-a-dia, principalmente em quem frequenta a academia ou faz algum tipo de esporte. No entanto, elas também podem acontecer após atividades mais simples como tossir muito ou pegar em objetos pesados. Além disso, durante situações de estresse ou medo, os músculos também podem ficar muito contraídos, resultando em inflamação e dor.

Como Identificar? 

É uma dor que pode piorar ao respirar, mas que também é agravada ao rodar o tronco, para olhar para trás, por exemplo. Além de surgir após situações como as indicadas acima.

O que Fazer?

Uma boa forma de aliviar a dor muscular é repousar e aplicar compressas mornas sobre a região dolorida. Também pode ajudar alongar os músculos do peito, colocando os dois braços esticados para trás e agarrando as mãos. Veja:



Refluxo Gastroesofágico

                                                                              
Requer um diagnóstico médico
Os sintomas incluem queimação no peito que geralmente ocorre depois de comer e piora ao deitar.


Pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico e não fazem uma dieta adequada têm maiores chances de sentir dor no peito frequente, pois está relacionada com a inflamação do esôfago que acontece quando o ácido do estômago chega até às paredes do órgão. Quando isso acontece, além de intensa queimação, também é possível sentir terrível dor no peito.

Como identificar
Na maioria dos casos é uma dor no meio do peito que surge acompanhada de queimação e dor de estômago. Porem, também pode surgir com uma ligeira sensação de aperto na garganta, que acontece devido aos espasmos do esôfago.

Chás 
Tomar um chá de camomila ou gengibre, pois melhoram a digestão e diminuem a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago. Além disso, pode-se tomar um antiácido, como sal de frutas Eno. Fora da crise deve-se manter uma dieta leve, sem alimentos gordurosos ou picantes, por exemplo.



Úlcera no Estômago


A dor provocada pela presença de uma úlcera no estômago acontece devido à inflamação das paredes do órgão e pode ser facilmente confundida com uma dor no coração, devido à proximidade dos dois órgãos.

Como Identificar? 
É uma dor localizada no meio do peito, mas que pode também irradiar para o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Além disso, é mais comum após as refeições e pode ser acompanhada de sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos.

O que Fazer?
Um copo de suco de batata para aliviar a dor, porem deve-se consultar um gastroenterologista quando existe suspeita de úlcera no estômago para iniciar o tratamento adequado com protetores gástricos.


Problemas na Vesícula



As realidades de hoje são tais que o ritmo frenético da vida, dieta pouco saudável, baixa atividade física levam ao fato de que os problemas do sistema digestivo são familiares para muitas pessoas, não por boatos. Uma das doenças mais comuns hoje é a colecistite. Seus sintomas - gosto amargo na boca, náusea, febre, dor no hipocôndrio direito.
A vesícula é um pequeno órgão que fica do lado direito do estômago e que pode ficar inflamada devido à presença de pedras ou consumo excessivo de gordura, portanto quando isso acontecer, surge uma dor do lado direito do peito que pode irradiar para o coração, parecendo um infarto.


Como Identificar? 
Afeta principalmente o lado direito do peito e piora depois de comer, especialmente após ingerir alimentos mais gordurosos, como frituras ou embutidos. Além disso também pode surgir com náuseas e sensação de estômago cheio.

O que Fazer? 
Deve-se evitar comer alimentos gordurosos e beber bastante água. Confira mais algumas dicas de nutrição para acabar com as dores provocadas pela vesícula:

Durante uma crise de vesícula deve-se comer alimentos ricos em água e com pouca ou nenhuma gordura, tais como:

* Frutas, menos as com muita gordura, abacate e açaí, por exemplo
* Legumes em geral, especialmente os cozidos, pois facilitam a digestão;
* Grãos integrais, como arroz, macarrão e pão integral;
* Leite e derivados desnatados;
* Óleo de rícino, bom para vesícula porque ele ajuda a dissipar os gases em excesso.
* Também Chá de dente-de-leão e excelente


Alimentos que debem evitar:
* Leite integral, requeijão e iogurte integral,
* Queijos amarelos como parmesão e minas padrão;
* Manteiga e qualquer outra gordura animal;
* Carnes gordas como costeletas, linguiça, mocotó carne de pato ou ganso;


Problemas nos Pulmões



Alterações que acontecem nos pulmões, como bronquite, asma ou infecção, por exemplo. Como uma parte do pulmão se localiza no tórax e por trás do coração, essa dor pode ser sentida como sendo cardíaca, embora não o seja. Antes de ser um sintoma  no coração.

Como Identificar? 
É uma dor que pode surgir do lado direito ou esquerdo do peito, mas que piora ao respirar, especialmente ao inspirar fundo. Também pode surgir sensação de falta de ar, chiado ou tosse frequente.

O que deve fazer? 
Deve-se consultar um pneumologista para identificar a causa específica da dor e iniciar o tratamento adequado.



Doenças do Coração




As doenças no coração, como arritmia, insuficiência cardíaca, inflamação do músculo cardíaco ou doença coronária, normalmente, não apresentam dor no peito, sendo mais comum o surgimento de outros sintomas cansaço excessivo ou palpitações. No entanto, com exercício mais intenso, esse tipo de problemas pode causar dor. portanto os exercícios deve ser acompanhado de um profissional.

Como Identificar? 
É uma dor que não aparece estar sendo causada por nenhum dos motivos indicados anteriormente e que vem acompanha de outros sintomas como alterações do batimento cardíaco, palpitações, inchaço generalizado, cansaço excessivo e respiração acelerada, por exemplo.



Infarto


O infarto, embora seja a primeira preocupação de quem sofre com uma dor no peito, normalmente é uma causa rara, sendo mais comum em pessoas com pressão alta descontrolada, colesterol muito elevado, idade superior a 45 anos fumantes e alcoólatra.



Como Identificar?

Em Homens:
Dor ou desconforto em um ou ambos os braços, nas costas, pescoço, mandíbula ou abdome, náuseas, vômito, suor frio, tontura e desmaio.
É uma dor localizada no  peito, em forma de aperto, que não melhora, podendo irradiar para um dos braços ou mandíbula, causando uma sensação de formigamento, apos 20 minutos.
É importante procurar ajuda médica quando a dor no peito demora mais de 20 minutos para aliviar, especialmente quando surgem outros sintomas como:

* Tonturas;
* Suores frios;
* Dificuldade para respirar;
* Dor de cabeça intensa.

Porém, em caso de doença cardiovascular, como pressão alta ou insuficiência cardíaca, deve-se tomar os remédios receitados pelo cardiologista e só ir ao hospital caso a dor não passe depois de 20 minutos ou ligar para o médico que o acompanha.

O que Fazer? 
É recomendado procurar um pronto-socorro para fazer exames ao coração, como eletrocardiograma e Raio-x de tórax, para identificar se há infarto, e iniciar o tratamento, como medicamentos para a circulação, imediatamente.



Em Mulher:

* Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;

* Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
* Dor de estômago, sem relação com alimentos;
* Dor nas costas;
* Mal estar.

As mulheres os sintomas de infarto são diferentes dos homens, e muitas vezes não são reconhecidos nem mesmo pelos médicos. Acontece que por serem sintomas diferenciados causam certa negligência e faz com que elas procurem ajuda muito tardiamente. Cerca de 30% dos casos de infarto são em mulheres.
Além de ter sintomas diferentes o coração feminino apresenta diferenças do masculino sendo menor, mais acelerado e com artérias mais estreitas o que acarreta em uma maior facilidade para obstrução das vias. Na menopausa há maior probabilidade de ocorrência de infartos pois a produção de hormônios cai consideravelmente  e determinados hormônios são responsáveis por uma certa proteção cardíaca.  

Os sintomas mais comuns de infarto em mulheres serão listados a seguir e é importante ressaltar que requerem um tipo de alerta, pois muitas vezes eles surgem com algum tempo de antecedência ao infarto e às vezes, são negligenciados, tanto por serem pouco associados ao infarto quanto a resistência a qual a mulher tem a dor.


* Dores no peito;

* Vômito e náuseas;
* Cansaço excessivo;
* Falta de ar;
* Alerta sempre.

O que Fazer?
Após o infarto, deve-se voltar aos poucos à rotina normal, podendo realizar atividades como dirigir e voltar ao trabalho após autorização médica.

Em geral, os pacientes continuam tomando medicamentos para afinar o sangue e tendo que praticar os exercícios de fisioterapia, deve sempre vigiar o peso, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente para fortalecer o coração.

Também é importante lembrar que é permitido ter relações íntimas normalmente, pois o esforço físico desta atividade não aumenta o risco de ter um novo ataque cardíaco.


Como Evitar o Infarto

* Siga uma dieta equilibrada. ...
* Vá ao médico regularmente. ...
* Fique de olho na sua faixa etária. ...
* Evite o tabagismo. ...
* Atenção diabéticos e hipertensos. ...
* Pratique exercícios. ...
* Consuma gordura saudável. ...
* Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.


Sempre procure repousar em local calmo, tomar um chá calmante, como valeriana ou fazer alguma atividade de lazer, como ver um filme, jogar, ir na academia e ate mesmo fazer jardinagem.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malefícios da Fumaça Liquida

Sugestão para Substituir a Fumaça Liquida.

Receita Caseira de Biomassa de Banana Verde, Sorvete e Iogurte