Benefícios do Feijão e os Cuidados que Devemos Ter Com Esses Grãos

 Faca comigo!


Muitas vezes ficamos nos perguntado, porque a cada dia mais estamos adoecendo e deixamos de fazer inúmeras coisas que nossos avos e ate nossos pais faziam? Uma delas é deixar o feijão de molho, minha mãe dizia que era para amaciar, mas ela estava fazendo um grande bem pro nosso organismo.

Os grãos de feijão apresentam o ácido fítico (um tipo de fator antinutricional), que ao ligar-se ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no intestino, age no bloqueio da absorção desses nutrientes, podendo levar, a longo prazo a deficiências de minerais e perdas ósseas.
O ácido fítico também tem o poder indesejado  de bloquear a absorção de proteína.
Ao longo do tempo, consumo regular de alimentos que contêm ácido fítico pode levar a deficiências minerais graves e causar uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo irritabilidade digestiva, função imunológica diminuída, alergias, irritações da pele, decomposição dos dentes, perda óssea, anemia, disfunção hormonal e desenvolvimento fisiológico pobres em lactentes e crianças.
E onde está o ácido fítico? Justamente na espuma dos grãos, quando você cozinha direto sem deixar de molho!
INIBIDORES ENZIMÁTICOS
Sementes de plantas, especialmente nozes, também contêm inibidores de enzimas que afastam os predadores. É um mecanismo de defesa para a sobrevivência da espécie. Estes inibidores bloqueiam a função enzimática, mais notavelmente a tripsina, uma enzima responsável pela digestão de proteínas,  com isso não ocorre uma digestão eficiente das proteínas. Pesquisas em animais tem mostrado que consumir excessivamente alimentos contendo inibidores de tripsina pode levar a hipersecreção de enzimas pancreáticas e tumores benignos. O aumento da exigência de enzimas pancreáticas também esgota o corpo de recursos valiosos em outras funções fisiológicas, e estabelece as condições para a inflamação crônica, a resistência à insulina, a má digestão, supressão imunológica, aumento de alergias, problemas intestinais graves e diminuiu a função mental.
LECTINAS
Apesar de lectinas poderem ser encontradas em quase todos os alimentos, são altamente concentradas em cereais (especialmente trigo), soja, e nozes. Eles agem como inseticidas muito poderosos, afastando predadores. Quando eles são consumidos em grandes quantidades, tais como uma dieta rica em soja e trigo, lectinas são um desastre natural para o intestino delgado. São proteínas que aderem à mucosa do intestino delgado e danificam as partes responsáveis pelo transporte de nutrientes para a corrente sanguínea.

Além das lectinas e ácido fítico contido na grande maioria dos grãos, os mais duros, como feijão, contém oligossacarídeos. Os seres humanos não produzem a enzima necessária para quebrar esses açúcares complexos. Quando consumido, os oligossacáridos fermentam no intestino inferior, que produzem gases de dióxido de carbono e metano. Eles são geradores dos gases! Fermentação constante em seus intestinos leva à inflamação e danos ao revestimento intestinal.

Deixar de molho leva à fermentação. Essa fermentação solta bolhas.(como esta na foto acima) Ou seja, além de neutralizar o efeito maléfico dessas substâncias, deixar as leguminosas de molho reduz os gases provocados pelo consumo desses alimentos.

E Não Para Por Ai!
As leguminosas são ricas em proteínas. As proteínas são macronutrientes (moléculas grandes de difícil digestão). Esse processo de fermentação também auxilia na degradação (quebra) dessas moléculas em componentes menores, facilitando a digestão do alimento consumido.

Qual o Procedimento Correto?Anota Ai!
Para cada 1 xícara de grãos
deixar de molho em 2 xícaras de água filtrada
com 2 colheres de sopa de vinagre ou limão espremido.
Por quanto tempo? Depende se for o grão de feijão de 4 a 8 horas.
O deixar de molho permite que o ácido fítico seja quebrado e neutralizado, mas para isso ser efetivo, é necessário deixar longas horas os grãos de molho, tipo da noite para o dia (cada grão tem um tempo).  Em torno de 8 horas em água  e algumas gotinhas de limão ou vinagre de maça na água do molho ou na geladeira, em água. Existem outros métodos mais rápidos, tipo na água morna.
A acidez do limão ou do vinagre de maçã na água durante o tempo de molho ajuda no desenvolvimento de fitase, a enzima importante para quebrar o ácido fítico encontrado em grãos, nozes, feijão e sementes.

VANTAGEM EM DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO

* Eliminar ou reduzir o ácido fítico;
* Neutralizar inibidores da enzima;
* Eliminar ou reduzir lectinas, glúten taninos e outros anti-nutrientes que são difíceis para o corpo digerir;
* Incentiva a produção de enzimas benéficas;
* Aumentar o teor de nutrientes, especialmente vitamina B; 
* Quebrar proteínas de difícil digestão em grãos;
* Aumentar a biodisponibilidade de proteínas;
* Prevenir deficiências minerais e perda óssea;
* Reduzir a hipersecreção de enzimas pancreáticas;
* Melhorar a digestão em geral e evitar os gases;


Mais feijão cozido adequadamente nos traz energia, e como dizia a minha mãe, 
  "não pode faltar na mesa, porque faz parte de todos os dias!"                                    
                          Tabela de Valor Nutricional

1 colher (sopa) cheia
Tabela nutricional% VD (*)
Calorias (valor energético)11,75 kcal0,59 %
Pontos*0-
Carboidratos2,07 g0,69 %
Proteínas0,75 g1 %
Gorduras totais0,05 g0,09 %
Gorduras saturadas0 g0 %
Fibra alimentar0,15 g0,61 %
Sódio0 mg0 %

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malefícios da Fumaça Liquida

Sugestão para Substituir a Fumaça Liquida.

Receita Caseira de Biomassa de Banana Verde, Sorvete e Iogurte